top of page

 

 

 Simpósio Sudeste da ABHR /  Simpósio Internacional da ABHR - Diversidades e (in)tolerâncias religiosas

 Fazendo Arte da ABHR Sudeste

Universidade de São Paulo (USP), de 29 a 31 de outubro de 2013

 

 

Durante Assembleia Geral do 12º Simpósio Nacional da                                                                                  , na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 2011, percebeu-se a importância de se (re)estruturar a associação a partir da criação de seções e eventos regionais que considerassem as especificidades locais nos campos religioso e acadêmico. Em maio de 2012 foi realizado o 13º Simpósio Nacional, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No evento a direção da ABHR sondou o interesse de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em organizar a primeira edição do Simpósio Sudeste. Percebeu-se a possibilidade de ampliação do evento através do diálogo com pesquisadoras/es de outros países, estimulando o evento a se tornar concomitantemente Simpósio Regional Sudeste e Simpósio Internacional. O tema escolhido foi Diversidades e (In)Tolerâncias Religiosas, dada a urgência em se aprofundar os estudos sobre as diferentes (im)possibilidades e obstáculos à livre manifestação religiosa de sujeitos na sociedade do tempo presente. O 1º Simpósio Sudeste da ABHR / 1º Simpósio Internacional da ABHR pretendeu apresentar e aprofundar temas associados à (in)tolerância, discriminação e/ou violência a diversas pessoas, como as/os fiéis de religiões afro, afrobrasileiras, orientais e de novos movimentos religiosos (NMR), a crentes e a descrentes. As reflexões também incidiram sobre a discriminação em razão de marcadores sociais como identidades de gênero e orientações sexuais, imbricações da religião com a política, deslocamento físico e identitário de fiéis e instituições, e teoria e metodologia dos estudos sobre religiões e religiosidades. 

 

O Simpósio foi realizado entre 29 e 31 de outubro de 2013, na Universidade de São Paulo (USP), tendo a coordenação de Vágner Gonçalves da Silva (USP) e a organização geral de Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho (USP). O Simpósio inaugurou um evento paralelo da ABHR, o Fazendo Arte, mostra artística/cultural da ABHR, realizada nos Simpósios Regionais seguintes. O Simpósio ofereceu 2 Conferências, 16 Mesas, 27 GTs e 12 Minicursos. A Conferência de Abertura foi feita por Vágner Gonçalves da Silva (USP), e a Conferência de Encerramento, por Nicola Gasbarro, da Universitá degli Studi di Udine. Os títulos das Mesas foram os seguintes: M1 – A Paz na Terra: os 60 anos da encíclica Pacem in Terris, M2 – Teoria e metodologia dos estudos de religião, M3 – “Religiosidades” ameríndias, M4 – Políticas e religiosidades, M5 – Festas, artes e religiosidades, M6 – Itinerários, percursos e narrativas do sagrado, M7 – O que é História das Religiões?, M8 – Convivência inter-religiosa, M9 – Religiosidades, gênero e política, M10 – Religião, patrimônio e tradição, M11 – Islamismos, M12 – Judaísmos, M13 – Religiosidades no (do) ciberespaço, M14 – Violência e religião, M15 – Religião e espaço público: novas vozes e conflitualidades, e M16 – Religiosidades e espiritualidades “orientais” .

 

Seguem os títulos dos GTs: 

GT1 – Bruxaria à brasileira: a presença da Wicca no Brasil, GT2 – Catolicismo brasileiro: neocristandade e práticas religiosas associativas (1889-1964), GT3 – Corpo, cultura e religião, GT4 – Dietrich Bonhoeffer: ética e teologia a serviço da vida, GT5 – “Edificando para Deus”: a arquitetura do sagrado nas suas diferentes manifestações, GT6 – Escolas das religiões afro-brasileiras e diálogos, GT7 – Escolas públicas e (in)tolerância religiosa, GT 8 – Estados Unidos: religião e sociedade, GT9 – Fundamentalismos religiosos, GT10 – Gênero e religião, GT11 – Hereges, judeus e infiéis e a intolerância religiosa no decorrer da Idade Média, GT12 – História cultural das religiões, GT13 – História e historiografia do protestantismo no Brasil, GT14 – Igrejas inclusivas LGBTT e a luta contra a intolerância religiosa, GT15 – (In)tolerância, gênero e religião, GT16 – Marketing, espetáculo e ciberespaço: entre diversidades e.(in)tolerâncias religiosas, GT17 – “No templo, no quartel e no porão”: os protestantes e a ditadura militar brasileira, GT18 – O Oriente e suas diversidades religiosas, GT19 – Pentecostalismos brasileiros: novas perspectivas, GT20 – Religião e ciência: tensão, diálogo e experimentações, GT21 – Religião e hierofania: história, espaços e símbolos, GT22 – Religião e política, GT23 – Religião e violência, GT24 – Religiosidade, identidade e intolerância: (novas) re-configurações da religião, GT25 – Representações, (re)leituras e relações entre religiões e (in)tolerâncias religiosas no cinema, GT26 – Saúde, religião e cultura: um diálogo a partir das práticas terapêuticas culturais e religiosas, e GT27 – Universos simbólicos de religiosidades no Japão.

 

Os títulos dos Minicursos foram: 

MC1 – Catolicismo brasileiro: neocristandade e práticas religiosas associativas (1889-1964), MC2 – Direito e liberdade religiosa: teoria, litígios e perspectivas, MC3 – Direito, Estado laico e religião no Brasil: limites, conflitos e convergências, MC4 – Fundamentos da arquitetura islâmica, MC5 – Fundamentos da filosofia-teológica de Mokiti Okada para o Despertar da Cidadania Universal, MC6 – História e religiões: teoria e metodologia, MC7 – Religiosidade indiana: diversidades e (in)tolerâncias sociais, animais sagrados e a mulher no hinduísmo e budismo, MC8 – Santos patronos e a política católica: sécs. XVI-XVIII . 117 MC9 – Iconografia budista, MC10 – A Fé Bahá’í: incompreendida e perseguida, MC11 – Práticas nativas ancestrais – Xamanismo: a religião do culto à natureza, e MC12 – Asé: A musicalidade corpórea poética do tambor e da Dança .

 

Para saber mais detalhes sobre o evento, e sua produção bibliográfica, acesse o Caderno de Programação e Resumos e os Anais, clicando nas imagens abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O pesquisador Celso Luiz Terzetti Filho publicou um texto na revista REVER - PUC/SP, intitulado "Uma porta para o diálogo: o Simpósio Sudeste e Simpósio Internacional da ABHR", em que relata suas impressões sobre o Simpósio. Acesse o texto:

 

Em 2015, a Assembleia Geral do 14º Simpósio Nacional da ABHR, realizado em maio na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), deciciu pela continuidade do processo de regionalização. A Coordenadora Regional da ABHR Sudeste para a gestão 2015-2017, escolhida pela Diretoria Executiva em abril, foi Clarissa de Franco (PUC/SP). Como primeira incumbência, coube a esta a organização e condução do 2º Simpósio Sudeste da ABHR, estruturado a partir de Projeto dos Simpósios Regionais, elaborado pela Diretoria Executiva eleita em 2015.

 

  

 

 

2º Simpósio Sudeste da ABHR - Gênero e religião: Violência, fundamentalismos e política

2º Fazendo Arte da ABHR Sudeste

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), de 25 a 27 de novembro de 2015

 

 

O 2º Simpósio Sudeste da ABHR, a ser realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), entre 25 e 27 de novembro de 2015, tem como tema Gênero e religião: Violência, fundamentalismos e política.  O evento será realizado simultaneamente com o 2º  Fazendo Arte da ABHR Sudeste, mostra cultural e artística da ABHR.

 

O Simpósio está com inscrições abertas para propostas de atividades. Todas as informações referentes se concentram em "Simpósios", na parte superior direita desta página.  

 

A Regional Sudeste da ABHR conta, além deste site, com uma página no Facebook, que pode ser seguida clickando no link  

 

 

Convidamos a todas/os para que sigam, curtam e compartilhem a ABHR no ciberespaço, participem dos Simpósios Regionais da Associação, e colaborem ativa e efetivamente no processo de consolidação dos estudos de religiões e religiosidades no Brasil através da regionalização da ABHR.  Bem-vindas/os! 

 

 

 

Referências:

MARANHÃO Fº, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). Diversidades e (In)Tolerâncias Religiosas. Anais do 1o Simpósio Sudeste / 1o Simpósio Internacional da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). São Paulo, 2013. 

ISSN (Versão CD): 2318-518X / ISSN (Versão Online): 2318-5171

 

MARANHÃO Fº, Eduardo Meinberg de Albuquerque; SENE, Talita (Orgs.). Caderno de Programação e Resumos 1o Simpósio Sudeste / 1o Simpósio Internacional da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). São Paulo, 2013. 

ISSN (Versão Impressa): 2318-5201 / ISSN (V. Online): 2318-521X

 

TERZETTI FILHO, Celso Luis. Uma porta para o diálogo: o Simpósio Sudeste e Simpósio Internacional da ABHR. REVER (PUC/SP), Ano 13, n.02, Jul/Dez 2013.

 

ABHR Sudeste

Coordenação da Regional Sudeste da ABHR

 

 

 

Coordenadora / Gestão 2015-2017

Clarissa de Franco (PUC/SP)

                             

    Contato: abhrsudeste@gmail.com

bottom of page